domingo, 9 de março de 2008

CONCEITO DE PANDEMIA E EPIDEMIA

Pandemia uma epidemia que afecta grande número de seres humanos em muitas regiões do globo.


ex. cólera



Riscos de apanhar cólera:
  • Beber água contaminada;

  • Comer alimentos contaminados;


Epidemia doença que se propagam numa determinada região ou comunidade em grandes proporções, num curto período de tempo.

ex. meningite




Risco de apanhar meningite:

  • Através de três tipos de bactéria:

- meningococo;


- pneumococo;

- haemophilus;



Reflexão:
Este foi um dos trabalhos que realizei para a aula de ciências não é muito rico em informação mas é uma síntese do que é realmente a pandemia e a epidemia.



domingo, 2 de março de 2008

PUBERDADE

O que é a puberdade?

A puberdade significa um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e raparigas marcam o início de uma etapa muito importante: a adolescência.


Como e quando surge a puberdade?

A sexualidade existe desde o nascimento contudo, as manifestações sexuais infantis são diferentes das adolescentes. Até por volta dos 9 anos de idade o corpo das raparigas é muito semelhante ao dos rapazes. À medida que se vão desenvolvendo, os órgãos vão amadurecendo até ficarem prontos para, se o quiserem, podem ser pais e mães, quando forem adultos. Na puberdade, uma pequena glândula situada na base do cérebro, chamada pituitária ou hipófise, liberta substâncias químicas na corrente sanguínea, chamadas hormonas. Estas substâncias chegam às glândulas sexuais e fazem-nas começar a funcionar. Nas raparigas, estas glândulas chamam-se ovários e nos rapazes chamam-se testículos. Não podemos fazer nada para acelerar ou atrasar a puberdade. contudo, sabemos que a puberdade começa geralmente por volta dos 8-12 anos e está completa quando termina o processo de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (masculino e feminino) e quando se adquire a capacidade reprodutiva. Na rapariga a puberdade começa com o aparecimento da menarca (primeira menstruação), no rapaz inicia-se com a possibilidade de ejaculação. Isto surge frequentemente entre os 12 e os 14 anos, apesar de cada pessoa ter o seu ritmo próprio de crescimento.

Que mudanças surgem?

Nas raparigas observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicos (debaixo dos braços e nas pernas), a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríparas (produzem suor) tornam-se mais activas. Os ciclos menstruais marcam um importante marco na vida das jovens. Quanto melhor conheceres e valorizares o teu corpo, melhor te sentirás nele.





Os rapazes são habitualmente mais altos, mais fortes e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pénis e os testículos crescem e surgem os pêlos púbicos (nas axilas, nas pernas e no rosto). os testículos começam a produzir esperma. À medida que o tempo passa, as cordas vocais aumentam, o que torna a sua voz mais grossa, embora possa produzir por vezes sons agudos. Podem surgir alguns pêlos no peito. Os pêlos dos braços ficam mais grossos e os pêlos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas suduríparas começam a funcionar.




Reflexão:

Sendo a puberdade um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos adolescentes, eu acho que muitos dos adolescentes não aceitam o facto de estarem a evoluir ou nem ligam a essa situação, há casos que eles se sentem encomodados com o evoluir dos orgãos sexuais ou o nascer dos pêlos pubicos, mas para mim isso é normal faz parte do crescimento. Um dia nós todos teremos que crescer tanto físicamente como mentalmente (faz parte).













HEREDITARIEDADE






A hereditariedade é o conjunto de ocorrências biológicos responsáveis pela transmissão de uma “herança” a seus descendentes através de seus genes. A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsavel pela transmissão de agentes geneticos que determinam a herança de caracteristicas comuns a uma determinada especie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes geneticos que actuam sobre os traços e caracteristicas proprios do individuo que o tornão um ser diferente de todos os outros.


DNA o DNA (ácido desoxirribonucleico) é o suporte universal da informação genética que define as características de cada organismo vivo. A unidade fundamental do DNA é o nucleótido, o qual resulta da ligação entre uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato.

Reflexão:

Esta foi a matéria que me deu mais dores de cabeça, mas mesmo assim consegui superar as minhas dificuldades, aprendi de tudo um pouco, até que foi um bocado interessante.

sábado, 1 de março de 2008

Sistema Neuro-Hormonal

O sistema nervoso e o sistema hormonal intervêm na coordenação do organismo, numa forma precisa e desenvolvida.
No sistema nervoso as mensagens são transmitidas ao longo de células nervosas até aos diferentes órgãos.
No sistema hormonal existem mensageiros químicos elaborados em órgãos específicos que circulam na corrente sanguínea.
Na coordenação nervosa existem imensas células nervosas que formam uma rede infinitamente complexa, e é nela que circulam diversas informações. as informações recebidas pelo sistema nervoso surgem tanto da parte interior do organismo com exterior. Podem ocorrer actos voluntários, que são aqueles que a pessoa decide voluntariamente, e também é capaz dos interromper. Há também actos voluntários que surgem a partir dos estímulos, que são sinais físicos e químicos que impressionam os órgãos dos sentidos.


O organismo está organizado por vários sistemas e esses são:


Sistema nevoso – controlo rápido do organismo através de sinais eléctricos;
Sistema respiratório – trocas de gasosas com o ambiente, recebe oxigénio e elimina dióxido de carbono;
Sistema excretor – remove excreções e o excesso de água, sais e outros iões;
Sistema digestivo – transforma os alimentos em moléculas simples.
Sistema endócrino - segrega hormonas, levadas pelo sangue,que intervêm no controlo de diferentes actividades;
Sistema imunitário – defesa contra agentes ou substâncias estranhas que o organismo não reconhece como seus;
Sistema reprodutor – transmissão de vida, essencial para a conservação da espécie, e controlo do comportamento sexual;
Sistema muscular e esquelético.



Sistema nervoso central




Encéfalo:

Cérebro- controla, decide e coordena os pensamentos e as acções, tem dois hemisférios;

Cerebelo- situa-se na parte posterior do encéfalo e é responsável pelo equilíbrio do organismo;


Bolbo raquidiano- internas do organismo, respiração e digestão.





Espinal medula:


É um cordão esbranquiçado que se encontra alojado no canal raquidiano. Nela têm origem 31 pares de nervos, nervos raquidianos. É responsável pelos movimentos involuntários.









Sistema nervoso periférico

Nervos:

  • Os nervos partem dos centros nervosos (encéfalo e espinal medula);
  • Os nervos cranianos partem do encéfalo e dirigem-se para as diferentes partes da cabeça;
  • Os nervos raquidianos partem da espinal medula e ramificam-se pelo organismo.

Gânglios:

  • São pequenos agregados do corpo celular das células nervosas.


Sistema nervoso autónomo